Com o crescimento exponencial do turismo em Portugal, como é que destinos turísticos “fora do mapa” podem passar a constar na lista de prioridades de quem visita o nosso país?
Será que as agências de viagens, as instituições de turismo e as próprias câmaras municipais conseguem elevar a sua presença e oferta turística por si só?
A comunicação digital começa a desvendar os primeiros passos para a descoberta de novos destinos, com reels, páginas de atividades, com campanhas em grande escala como a #leirianaoexiste.
Mas como é que Leiria pode capitalizar esta piada, já “memefied” (culminada num meme global), e torná-la num objeto concreto de promoção turística?
A resposta está na informação. Informação de qualidade, atualizada e fidedigna.
E quem melhor para desempenhar esse papel do que os mestres da organização de dossiês, livros e desdobráveis turísticos?
Tanto os agentes como os guias turísticos são os principais responsáveis pela partilha de conhecimento turístico e enfrentam uma procura incessante que os obrigam ao estudo e pesquisa constante, para dar resposta ao segundo.
E se fosse possível garantir aos agentes e guias turísticos que não precisam de mergulhar em folhetos, trípticos e websites de turismo?
E se toda a informação de uma região ou cidade estivesse toda reunida num só site, com a garantia de legitimidade, atualização e relevância?
Após vários projetos, a Message Factory apercebeu-se que esta necessidade é real, que as respostas a estas perguntas eram desejadas no sector turístico há muito tempo.
E daqui nasce o nosso produto digital Academias de Turismo, que promove programas online de aprendizagem sobre destinos e ofertas turísticas.
Modelo de E-Learning
Esta solução digital não só resolve as questões acima identificadas, como também avança uma nova oportunidade de promoção turística.
Porque não são só os agentes e guias que beneficiam desta aprendizagem; as próprias Câmaras e Instituições de Turismo Regionais encontram aqui a rampa de lançamento para as suas localidades.
Para os primeiros, participarem neste programa de e-learning - e concluírem-no com sucesso - garante-lhes o título de expertise. Para os segundos, essa credencial atribuída servirá de motor para a atividade turística, com agentes e guias motivados para promover toda a experiência das suas regiões.
O sucesso é comprovado pelos projetos que desenvolvemos nos últimos anos, com a criação da Academia de Turismo do Alentejo, que contou com 3 edições, para o mercado americano, canadense e brasileiro, e da Academia de Turismo de Macau que foi apresentado na BTL 2024, na Feira Internacional de Lisboa, na presença dos representantes da APAVT e do Turismo de Macau.
Muitas marcas têm conteúdos que podem ser transformados, para serem consumidos, num projeto digital de ensino. No turismo a marca pode ser a sua localidade!
Hotel? [inserir marca]
Academia de Turismo? Message Factory 😎